A Figura do Líder

running-club-620x200

 Qual o papel atual do Líder ? Como deve ser a Figura do Líder

Mias do que nunca a soicedade tem clamado por líderes que sejam capazes de levar pessoas do mero acaso ao sucesso completo.

Mas qual ou quais os ingredientes para o sucesso de qualquer líder?

A liderança no campo da psicologia social e do comportamento organizacional tem sido temas de diversas pesquisas, desde a década de 30. Embora houvesse muitos livros e artigos ilustrados a boa liderança antes desse período, tais obras eram teorias filosóficas ou sugestões com pouco ou nenhum dados para sustentar seus pontos de vistas.

Com o passar do tempo, a pesquisa e a literatura sobre liderança organizacional evoluíram, de teorias que descreviam traços e características pessoais dos lideres eficazes passando por uma abordagem funcional básica que esboçava o que os lideres deveriam fazer, chegando a uma abordagem situacional ou contingencial, que propõe um estilo mais flexível, adaptativo para a liderança.

Ate a década de 60, para o chefe, bastava sentar na cadeira e exercer controles mecânicos, saber planejar, organizar, agir, controlar e corrigir. O bom chefe era aquele que tinha o pessoal na palma da mão, ou seja, total controle dos seus funcionários dentro da empresa. Contudo, as empresas, a partir da década de 70, passaram a necessitar mais de contribuições intelectuais de seus funcionários. Principalmente nos fins dos anos 80, com a evolução da concorrência, criou-se a necessidade de ter nas empresas funcionários mais dedicados. O novo bom chefe, agora chamado de líder, é aquele que consegue estimular os funcionários, “vender” os objetivos à equipe, e favorecer um bom clima no ambiente de trabalho.

Ser Líder em sua Essência é Servir aos outros e não ser servido pelo Outros

Liderança é a capacidade de gerenciar um grupo de pessoas, fazendo com que esse grupo gere resultados e se transforme em uma equipe. Fazendo com que essa equipe alcance os objetivos propostos em prol da organização.

As organizações são constituídas por pessoas, com sentimentos e motivos racionais diferentes, sujeitos a força do ambiente que influenciam a motivação, os relacionamentos e a liderança, entre outras dinâmicas que motivam o comportamento do ser humano e do grupo onde ele se situa.

Portanto, a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas. O administrador precisa conhecer a motivação humana e as ferramentas de gestão de pessoas que poderão auxiliar o líder na tomada de decisões em relação ao aproveitamento e valorização dos talentos que integram as equipes de trabalho. A principal ferramenta da gestão de pessoas é o aprendizado continuo que direciona o líder para o aprendizado organizacional, ou seja, é preciso que ele devolva a capacidade de promover educação/desenvolvimento com serviço de alta qualidade e dar abertura para a transmissão de informação, tanto no ambiente interno, quanto no externo, de maneira a permitir a participação dos colaboradores na tomada de decisões, atuando como educador, negociador, incentivador e coordenador.

Uma das maiores preocupações de um líder de equipe é motivar seu time para atingir melhores resultados. Essa preocupação faz sentido, pois de acordo com alguns dos mais renomados especialistas em marketing:
FUNCIONÁRIOS MOTIVADOS = MAIOR SATISFAÇÃO DO CLIENTE = MELHORES RESULTADOS!

Mas como fazer para ter funcionários motivados?

É preciso inspirar os liderados a seguirem a direção proposta pelo Líder. Logo o papel do Líder é trazer a visão e objetivo para que a equipe entenda para onde devem seguir, e mais importante fazer com que a visão do Líder consiga atingir os corações de sua equipe.

Somente Líderes capazes de transformar suas motivações em o por que da equipe, terá sucesso para criar realmente equipe comprometidas e com resultados excelentes!

 

Seja um líder inspirador !

 

E aí, O que Achou? Deixe Sua Opinião

1 × 1 =