Concentração para Estudar Mais e Melhor

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Dicas poderosas sobre concentração

 

Sem dúvida alguma, quando uma pessoa está dedicada e focada em resolver alguma questão ou focada para aprender algo, esta pessoa está no modo concentrado, ou em outras palavras está com tanta atenção aquele fato ou momento que é dificil que não tenha sucesso naquilo em que esteja determinado a fazer.

Mas por que as pessoas tem tanta dificuldade em se concentrar em algo?

Vivemos num mundo acelerado e que quer respostas rápidas para tudo: desde a leitura dos emails até ao estudo para prova da escola, tudo tem de ser feito correndo e é claro que o resultado disso, é que não retemos quase nada do que estamos tentando aprender ou registrar em nossos cerébros.

Então vão aqui algumas dicas importantes que irão melhorar muito seu desempenho na hora de se concentrar para fazer qualquer coisa.

 

Como melhorar sua concentração

Apesar dessas variações, todos podem melhorar a capacidade de concentração gastando um pouco mais de tempo em cada tarefa. Esse tipo de exercício muito específico é mais gratificante, evidentemente, quando a atividade é prazerosa. Não se esqueça de que, se você não tiver interesse nem motivação, o fracasso nunca estará muito longe. Quando a tarefa em si é maçante, você precisa encontrar algum tipo de motivação positiva ou mesmo prometer-se alguma recompensa, a fim de se incentivar a concentrar-se na tarefa à sua frente.

Exercícios de concentração: o primeiro passo é relaxar

Este exercício usa a visualização e irá ajudá-lo a alcançar um estado de calma e relaxamento, concentrando-se na chama de uma vela. Ao criar uma imagem mental da chama, o fluxo de pensamentos que causam distração ficará mais lento e você poderá atingir uma sensação de bem-estar e consciência do seu corpo. Procure compreender ao máximo o texto a seguir, uma vez que isso permitirá que você atravesse todos os estágios sem ter de abrir os olhos, o que poderia fazê-lo perder os benefícios que o relaxamento completo pode trazer.

Mente Quantica

Preparando o corpo para o relaxamento

  1. Acomode-se num lugar calmo, onde você se sinta confortável.
  2. Acenda uma vela e coloque-a a distância aproximada de um metro à sua frente. Sente-se de pernas cruzadas no chão (em cima de uma pequena almofada, se necessário) ou numa cadeira, numa posição confortável, com as costas retas contra o encosto e as pernas separadas e relaxadas.Se sentar não lhe trouxer conforto de imediato, alongue-se no chão por cinco minutos, se a ocasião permitir. Feche os olhos e tome consciência de cada uma das partes do seu corpo, de forma a relaxar uma parte de cada vez. Respire, calma e profundamente, enquanto percorre todo o seu corpo.

    Exercício de Relaxamento

  3. Fique nessa posição, com os olhos fechados, por alguns minutos, estando consciente do seu corpo e da sua estabilidade. Conscientize-se do ritmo de sua respiração, que ficará cada vez mais calma e regular.
  4. Agora foque na chama da vela. Se os seus pensamentos tentarem se mover em outras direções, traga-os de volta à chama lentamente. Relaxe os músculos faciais.
  5. Feche os olhos lentamente.
  6. Respire profundamente, prestando atenção à respiração, e sinta o abdômen subir e descer, à medida que você inspira e expira. Essa respiração abdominal estimula o relaxamento.Leve o tempo que for necessário inspirando e expirando vagarosamente, e se permita seguir esse ritmo como se você estivesse sendo embalado por ondas.Repita para si mesmo “eu estou calmo, eu estou relaxando”, até que você se sinta completamente calmo. Se ainda sentir alguma tensão em seus músculos, use essa respiração rítmica para ajudá-lo a relaxá-los. Idealize uma sensação de calma fluindo para dentro de você.

    Concentre-se

  7. Visualize a imagem da chama na sua mente. Permaneça focado em seus movimentos intermináveis. Isso ocupa a totalidade da sua mente. É como se você estivesse hipnotizado pela dança e cores da chama. Quando um pensamento tornar a penetrar na sua mente, deixe-o vir, e ele será consumido pela chama.
  8. Aproxime um pouco mais o rosto da chama. Olhe novamente para ela e sinta seu calor. Preste atenção a essas sensações, num estado de relaxamento interior.Volte ao estado inicial
  9. Assim que você se sentir cansado, ou perceber que pensamentos entram na sua mente mais uma vez, deixe que a imagem mental da chama se esmaeça. Comece a mover seus músculos e membros lentamente, um por um. Alongue-se devagar, boceje se quiser, e, finalmente, abra os olhos novamente.

Use esse exercício sempre que sentir a necessidade de relaxar e puder se refugiar em um lugar calmo. Se você não estiver acostumado a esse tipo de exercício, dedique-se a ele por no máximo 15 minutos. Com tempo e prática, você vai experimentar a sensação de relaxamento mais profundamente e passará mais tempo fazendo o exercício. A sensação de relaxamento e serenidade proporcionada por exercícios de relaxamento promove as bases para uma excelente concentração.

Extraído do livro 101 Maneiras de Melhorar Sua Memória.

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Dica de Ouro – Música ajuda a relaxar e concentrar-se

Você sabia que é possível alcançar alto grau de concentração quando estamos ouvindo determinadas músicas?

A música ela tem o poder de nos passar energia para nosso cerébro para ficar mais atento ou relaxado, ou ainda mais preparado para produzir muito mais e melhor.

Neste exato isntante por exemplo, em que estou escrevendo este artigo, estou ouvindo uma seleção de músicas 9que coloco no link abaixo) que simplesmente me abrem as portas de minha percepção e as palavras vão fluindo do cerébro e correndo livremente pelos meus dedos no teclado.

Ouça esta seleção quando estiver querendo se concentrar em algo e depois verifique você mesmo o resultado. tenho certeza que você vai se surpreender!

 

Mente Quantica

 

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